eportagem 1.º Torneio Intergerações – Feminino

Data: 05/10/2018

Local: Pavilhão Clube Infante Sagres no Porto

Jogo 1: HCM (2) – Vila Boa do Bispo (3)

Jogo 2: HCM (2) – Santa Cruz (0)

 

Coração, muita emoção e enorme paixão! Foi desta forma que a melhor equipa feminina de sempre, que o HCM já teve, se apresentou no 1.º Torneio Intergerações, que se realizou no passado dia 05/10/2018, no pavilhão do Clube Infante Sagres no Porto.

Aqui importa salientar que, junto da mesma, esteve presente o mítico batalhão mealhadense que sempre apoiou e acompanhou a equipa! Com pavilhão cheio, um ambiente de festa, a adrenalina no máximo e uma vontade enorme de ganhar, que mais poderíamos pedir? Os dados estavam lançados, estava na hora do espetáculo.

No primeiro jogo, que opôs o HCM ao Vila Boa do Bispo, a formação mealhadense entrou claramente a dominar. A equipa entrou com enorme mestria tática, sólida a defender, sábia a atacar, não dando capacidade de resposta ao adversário, jogando assim a seu belo prazer. Por isso não foi surpresa para ninguém que, aos 3:30 de jogo, uma bonita jogada de entendimento entre a capitã e comandante Ana Pinho e a mortífera e letal Dina Tavares, resultasse no 1-0 para o HCM. Uma combinação perfeita e um golo de belo efeito, que levou os adeptos mealhadenses ao rubro. Quem sabe nunca esquece. Após ter inaugurado o marcador, o HCM não tirou o pé do acelerador e em menos de um minuto, Jô e Ana Júlia, mostraram toda a sua garra e irreverência com dois potentes remates, que obrigaram a guarda-redes adversária a duas enormes defesas. O HCM era claramente a melhor equipa.

Todavia e contra a corrente do jogo, quem não mata morre. Foi o que acabaria por acontecer, quando à passagem dos 09:00 de jogo, e após um erro defensivo, Susana Montenegro empata a partida para o Vila Boa do Bispo. Estava feito o 1-1, para espanto de todos. Em resposta ao golo adversário, a equipa mealhadense voltou a carregar sobre a equipa adversária, sendo que em certos momentos mais parecia um verdadeiro massacre, tal era o caudal ofensivo. Numa dessas ações, Ana Júlia tem uma jogada de génio e é claramente derrubada dentro da área adversária. O árbitro, nas barbas do lance, nada assinala para desespero das atletas e adeptos do HCM. A equipa mealhadense era claramente prejudicada. Mas as surpresas não ficaram por aqui.

Quando o jogo caminhava para o intervalo e quando todos pensavam que a 1.ª parte tinha terminado, eis que o árbitro da partida resolveu inventar um livre direto inexistente e irrisório a favor da equipa do Vila Boa do Bispo. Raquel Pinto, numa boa execução, fazia o 1-2 consumando assim a reviravolta no marcador.

A segunda parte não foi muito diferente da primeira, pois o HCM dominou por completo o desenrolar dos acontecimentos. Raquel Pinto viria a bisar na partida fazendo, numa boa insistência, o 1-3 para o Vila Boa do Bispo e Ana Rita Alves viria a reduzir para 2-3 para o HCM, através de uma grande penalidade. A 40 segundos do fim, Dina Tavares, completamente isolada, quase chegou à igualdade no marcador. O HCM pecava pela finalização, o que em alta competição paga-se caro. De realçar que a formação mealhadense sempre acreditou na vitória, mas a sorte nada quis com a mesma.

No segundo jogo contra a formação do Santa Cruz, a equipa do HCM encarou o mesmo como se de uma final se tratasse. A formação mealhadense foi sempre senhora de si e de todo o jogo, pautando e gerindo cada momento com subtileza e inteligência e disputando cada lance como se fosse o último e o mais importante para a equipa.  Não foi de estranhar que logo aos 2:30 de jogo, Ana Pinho, revelando enorme posicionamento tático e elevada matreirice, desviasse para o fundo da baliza um potente remate de Jô. Estava inaugurado o marcador e os adeptos mealhadenses faziam a festa nas bancadas. O HCM mostrava que não estava para brincadeiras e que o único objetivo era só um, ou seja, ganhar! Após o 1-0, a formação mealhadense continuou a massacrar a formação adversária, sendo que esta nem do seu meio campo conseguia sair a jogar, tal era o domínio e o controlo avassalador por parte das jogadoras do HCM. À passagem dos 08:00 de jogo, Ana Rita Alves disparou um potente míssil à baliza adversaria e ampliava o marcador para 2-0. Um golo que fazia relembrar os bons velhos tempos da equipa. Um golo de fazer levantar um pavilhão. Enfim, um hino ao hóquei em patins. Lindo, bonito, maravilhoso.

Na segunda parte, o HCM limitou-se a gerir a vantagem, demonstrando uma vez mais que foi a melhor equipa dentro do ringue.

A participação da equipa feminina de veteranas do HCM neste torneio foi mais do que dois simples jogos de hóquei. Foi a oportunidade de recordar bons velhos tempos, foi a oportunidade de juntar a família HCM, foi a oportunidade de juntar a comunidade mealhadense, foi a oportunidade de voltar a ver hóquei ao mais alto nível. E que bom que foi. Que saudades, que nostalgia. Um brinde ao hóquei.

Meninas, voltem a repetir estes torneios e estes momentos. Voltem a dar cor, brilho e vida ao HCM e aos corações de todos os mealhadenses. Obrigado por tudo e pelo convite. E vocês já sabem, onde vocês estiverem, eu lá estarei!

Agora o próximo torneio será em Barcelos (data a ser definida).

Viva o HCM! Viva a Mealhada!