HONRA, COMPROMISSO E MOTIVAÇÃO

Caros sócios.

Novo biénio de mandato no Hóquei Clube da Mealhada e mais uma vez, sentimos que é nosso dever, disponibilizar-nos para ajudar e trabalhar dando continuidade ao grandioso projeto que há mais de quatro décadas se vem construindo neste nosso Clube.

Depois de termos recebido a confiança da maioria dos sócios deste nosso Clube, encarámos a União e Coesão no seio do HCM, como o principal objetivo dos nossos dois anteriores mandatos. Julgo que hoje, podemos afirmar que o HCM conseguiu superar mais um desafio. O HCM mostrou, mais uma vez, a sua grandeza e a sua força, porque conseguiu de novo unir todos aqueles que nutrem uma profunda paixão por este Clube.

Nos últimos mandatos, o HC Mealhada foi várias vezes campeão regional em diversos escalões de formação com competição, tendo inclusive a equipa de SUB17 sido Vice-Campeã Nacional em 2015/16. Também nas modalidades como o Karaté, Natação e Patinagem Artística, o trabalho traduziu-se em excelentes resultados, permitindo acrescentar ao nosso palmarés, várias distinções e títulos regionais e nacionais. A Secção mais antiga do Clube, o Karaté, tem contribuído de forma brilhante para a credibilização do HC Mealhada, obtendo brilhantes resultados na vertente da Competição e também pela organização do Open de Karaté – 4 Maravilhas da Mealhada que passou a ser uma referência Nacional neste tipo de encontros. A Patinagem Artística, apesar da sua juventude, é hoje uma das principais secções do Clube, quer pelo seu dinamismo e elevado número de atletas, quer pelos resultados obtidos, onde o BICampeonato Regional é sem dúvida, motivo de muito orgulho para todos nós. Destaque ainda para os títulos de Campeão Nacional e inúmeros pódios Nacionais e Regionais conquistados pelos atletas da Secção de Natação, Secção esta que se irá extinguir no Clube, já que os responsáveis pela mesma optaram por enveredar noutros projetos. Para terminar, a nossa “paixão” de longa data – Academia de Ballet e a alegria que é pudermos dizer que já possuímos uma sala adequada ao ensino de Ballet e fundamentalmente, adequada ao nível e competência dos nossos mais de 100 alunos e suas Professoras.

Tenho o privilegio de Liderar uma Equipa que tem como objetivo a Afirmação do HC Mealhada. Pretendemos reforçar o estatuto deste nosso clube enquanto associação de referência regional e nacional, alicerçado na formação cívica e desportiva dos homens e mulheres que integram este clube.

Tal como no passado, assumimos o compromisso de tudo fazer para que o Hóquei Clube da Mealhada siga no caminho do sucesso.

Jorge Manuel Santos Dias Coimbra

Presidente da Direção do Hóquei Clube da Mealhada, Hóquei Clube da Mealhada

A NOSSA HISTÓRIA

O Hóquei Clube da Mealhada, foi fundado em 01 de Setembro de 1971 e a tomada de posse dos primeiros corpos gerentes, aconteceu em 10 de Junho de 1972. Durante esse espaço de tempo, o Clube foi dirigido por uma Comissão Organizadora.

O campo de treinos e os balneários eram umas eiras, nas Pedrinhas, numa propriedade do presidente da Direcção, Dr. José Vigário. Mesmo sem pavilhão, a equipa de júniores, que actuou nesse primeiro ano, conquistou a 1ª Taça Distrito de Aveiro.
Por falta de condições mínimas para a prática da patinagem e por falta de suficientes apoios das entidades oficiais, o Hóquei Clube da Mealhada cessou as actividades desportivas até 1985, ano em que regressou às competições.

Hoje o H.C.M. continua em actividade, prestando deste modo um importante serviço à comunidade, especialmente às camadas jovens.

Utiliza o moderno Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, e regista já no seu palmarés muitos triunfos, que valorizam e enriquecem a Mealhada. O H.C.M. tem em funcionamento escolas de patinagem onde dezenas de crianças de ambos os sexos aprendem a patinar.

Daí saíram os cerca de 100 atletas que actualmente disputam as provas federadas em todos os escalões etários, desde Bambis a Séniores onde se inclui a equipa de Hóquei Feminino.

O H.C.M., para além da prática de Hóquei em Patins, dispõe também de outras modalidades e actividades de desenvolvimento físico, nomeadamente: Karaté, Ballet, Patinagem Artística e Natação.

Entre a época de 1996/1997 e a época de 2002/2003  o H.C.M. disputou provas oficiais na modalidade de Voleibol com escalões femininos.

A NOSSA INFRAESTRUTURA

foto_2

Localizado na zona desportiva da Mealhada, junto ao Campo Dr. Américo Couto, o Pavilhão Gimnodesportivo encerra em si grandes potencialidades para a organização de eventos desportivos, na medida em que, para além de permitir uma lotação de 1000 lugares sentados, dispõe de um vasto conjunto de instalações de apoio à realização desses mesmos eventos.

O espaço para a prática desportiva é constituído em piso madeira, facto que permite a prática de várias modalidades. Inclui-se ainda neste complexo desportivo um pavilhão de treinos e uma sala desportiva. Dada a sua qualidade e versatilidade, esta é uma das infra-estruturas essenciais para o desenvolvimento das actividades desportivas, e como tal um bem essencial à população de todo o Concelho.

Uma referência final para aqueles que iniciaram este Clube:

COMISSÃO ORGANIZADORA – SÓCIOS FUNDADORES:
Manuel Nuno Lousada; Messias Pedro Baptista; Júlio António Valente; José Manuel Vigário; António Cristina Capela; José Alberto Tavares; João Fernando Gradim; João Carlos Santos; Carlos Alberto Pato; Messias Manuel Vigário.

ESTRUTURA DIRECTIVA

 

Jorge Coimbra

Presidente

 

José Gonçalo

Vogal

João Pereira

Vogal

Luís Moreira

Vogal

 

Luís Vigário

Vice-Presidente

 

Teresa Amorim

Vogal

João Pato

Vogal

 

Marco Rosmaninho

Secretário

António Ferraz

Vogal

Helena Marques

Vogal

André Melo

Tesoureiro

Palmira Taborda de Matos

Vogal

Paulo Capela

Vogal