HÓQUEI EM PATINS

A NOSSA HISTÓRIA

A criação da secção de hóquei em patins do Hóquei Clube da Mealhada coincidiu com a fundação do próprio Clube. Quando em 1971, os fundadores do clube decidiram criar uma instituição desportiva, fizeram-no com o objetivo de formar um clube de hóquei em patins, que tornasse possível a participação de uma equipa sénior nas competições regionais e nacionais.

Desde a data da sua fundação até inícios da década de 80, houve apenas uma equipa sénior masculina no clube. Nos inícios da década de 80, essa equipa terminou, iniciando-se o processo que tem caracterizado o clube ao longo das últimas décadas – um clube de Formação de Homens e Atletas.

Nos inícios da década de 80 foram dados os primeiros passos no ensino do hóquei em patins, surgindo a escola de patinagem do clube, que formou os atletas que viriam, depois de passarem por todos os escalões do clube, a fazer parte da equipa sénior.

Hoje em dia, a secção de hóquei em patins integra nas suas equipas, mais de 120 atletas, distribuídos pelos seguintes escalões: escolas de patinagem, sub-7, sub-9, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-20 e séniores masculinos.

Em termos desportivos, o Hóquei Clube da Mealhada disputa com regularidade os títulos regionais, participando assiduamente nos campeonatos nacionais, sendo os seus atletas frequentemente convocados para as seleções regionais, e por vezes, seleções nacionais.

Como pontos marcantes desta secção, destacam-se as duas subidas à 1ª Divisão Nacional (1999 e 2013) e uma presença na final-four (1999) no escalão seniores masculinos. Realce ainda para um vice-campeonato nacional (2008) e quatro presenças na final-four da taça de Portugal (2003, 2006, 2008, 2009) no escalão de seniores femininos.

São várias as presenças em fases finais dos campeonatos nacionais de jovens, destacando-se os 2º lugares no Campeonato Nacional dos Sub 13 na época 1998-1999 e sub-15 na época 2014-2015,tudo isto com atletas essencialmente formados no clube, onde alguns deles conseguiram inclusive, ao serviço de outros clubes e das suas seleções nacionais, conquistar títulos europeus e mundiais.

EQUIPAS