CAMPEONATO NACIONAL ZONA NORTE B

ACD Gulpilhares – 4 x 5 – HC Mealhada

A equipa de sub13 do HC Mealhada deslocou-se hoje a Gulpilhares para defrontar a equipa local, em jogo a contar para a penúltima jornada do Campeonato Nacional  – Zona Norte B.

Para a equipa mealhadense apenas a vitória interessava atendendo à conjugação de resultados que se verificaram na última jornada. Apenas vencendo a equipa do HCM mantinha “intacta” a esperança de atingir a segunda posição desta série, e consequentemente “entrar” nas melhores oito equipas nacionais.

Apesar da classificação da equipa da casa, não se esperava um jogo fácil pois no jogo da primeira volta, onde o HCM venceu por 3×0, já equipa do Gulpilhares tinha mostrado qualidade “obrigando” a equipa do HCM a empenhar-se ao máximo para sair vitoriosa.

A primeira parte do encontro foi para esquecer, tendo os jogadores do HCM  passado completamente ao “lado do jogo” tanto em termos defensivos como ofensivos, não sendo de estranhar que o resultado ao intervalo fosse favorável à equipa da casa por 3 bolas a 0.

Após a conversa ao intervalo no balneário, a equipa do HCM entrou completamente “transfigurada” para a segunda parte, adoptando uma defesa a todo o campo que ia permitindo criar vários lances de perigo junto da baliza contrária, anulando completamente as acções ofensivas da equipa adversária.

Apesar deste domínio, o desacerto na finalização dos jogadores do HCM e a excelente exibição do guarda-redes do ACD Gulpilhares, ia “protelando” a alteração do marcador. Este domínio no jogo apenas teve efeitos práticos a 7 minutos do final, quando finalmente os atletas do HCM descobriram a “chave” da baliza do Gulpilhares, reduzindo o marcador para 3×1.  Logo após este sinal positivo, a equipa do HCM voltou a ceder e permitiu novamente o avolumar do marcador, após uma das poucas desatenções defensivas que houveram na segunda metade do encontro, Apesar do golo sofrido e atendendo ao pouco tempo que faltava para jogar (6 minutos), os jogadores do HCM não “baixaram os braços”, vestindo novamente o “fato macaco”, voltando a fazer aquilo que tinham feito durante a segunda parte, ou seja, pressionar a equipa adversária tentando sair do jogo com o melhor resultado possível, A 5 minutos do final, o HCM conseguiu reduzir para 4×2 através da marcação de um livre direto, e logo no minuto seguinte voltou a marcar colocando o resultado em 4×3. Estes dois golos foram o sinal que faltava aos jovens jogadores do HCM para acreditarem que os jogos apenas acabam quando o árbitro apita, e que ainda seria possível alcançar o resultado que apenas interessava, ou seja a vitória. O domínio do HCM era “avassalador” criando jogadas de perigo umas atrás das outras junto da equipa do Gulpilhares, Finalmente a 1,45 do final o HCM chegou ao empate , tendo o resto do jogo sido “impróprio para cardíacos”. Os jovens Mealhadenses continuaram a pressionar e a empurrar a equipa adversária para junto da sua baliza, contudo iam desperdiçando ocasiões claras para passar para a frente do marcador. Finalmente, e quando apenas os jogadores do HCM acreditavam, a 6 segundos do final, o “impossível” aconteceu e os jogadores do HCM receberam o “prémio” pelo qual tinham lutado durante toda a segunda parte, marcando o golo da vitória após um lance de grande insistência.

O jogo chegava ao final com o único resultado que interessava ao HC Mealhada, ou seja a vitória, tendo os atletas do HCM  “escalado uma montanha” bem alta para atingir o seu objetivo. Depois de uma primeira parte muito má, mas que não deverá ser esquecida, os jovens do HCM acreditaram e lutaram até ao limite das suas forças para dar a volta à situação complicada em que se encontravam, orgulhando todos os seus adeptos que se deslocaram a Gulpilhares para os apoiar.

Jogaram pelo HC Mealhada: Tiago Estarreja (gr ), Francisco Alves (gr), João Coelho, Ludovico Peres, Pedro Messias, Henrique Selas,  Guilherme Melo, Afonso Dinis,  André Ferreira e João Lourenço (cap).

Com este resultado o HCM continua na luta pelo segundo lugar, necessitando de ganhar o último jogo no próximo sábado, na Mealhada, contra o Infante de Sagres, e esperar que o CA Feira não vença na sua deslocação ao FC Porto que tem por vitórias todos os jogos realizados.

Após esta jornada, classificação geral assim ordenada: 1º FC Porto – 27 pts / 2º CI Sagres – 16 pts / 3º CA Feira – 16 pts / 4º HCM – 15 pts  / 5º FC Oliveira do Hospital – 6 pts / 6º ACD Gulpilhares – 0 pts.

O HCM voltará a jogar para o Campeonato Nacional no próximo sábado, dia 5 de maio, às 15 horas, no Pavilhão Municipal da Mealhada, contra o Infante de Sagres, esperando o apoio de todos os sócios e simpatizantes para ultrapassar um oponente valoroso!